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terça-feira, 11 de novembro de 2008

Tuto para Eclipse 4.5: parte 2

Nesse tutorial aprenderemos como criar o mapa de jogo usando sistemas tiles, que são telas onde estã dipostos objetos para usar no mapa, você seleciona um e coloca em seu mapa.



Abra eclipse.exe, loge com sua conta e selecione o personagem com qual você tem acesso nível 4. No chatbox digite o comando /mapeditor, lá estará disponivel um enorme número de opções de tiles para você colocar em seu mapa, mais ou menos assim:




Vá montando seu mapa, do lado esquerdo a uma tela onde você pode editar como funcionará cada parte do tile de acordo com essas infomações.

ground: é o chão ou seja fica em baixo de tudo.

mask: é uma mascara que fica em cima apenas do chão deve ser usada se você for fazer "caminhos" ou colocar plantas.

mask2: é o mesmo que mask mas ela fica sobre a mask.

fringe: é usado pra arvores ou alguma coisa alta ela fica sobre tudo (fica tambem a sobre os personagens).

fringe2: é o mesmo que fringe mas fica sobre o fringe.

E logo acima os menus do seu mapa:


File:
save - salva as modificações no mapa e fecha o map editor.
exit - fecha o map editor.
minimize - minimiza o map editor.


map:
properties - abre a janela de propriedade dos mapas.
fill - aplica o "quadrado" selecionado em todo o mapa é aconselhado usar esta feramenta apenas na layer ground.
eye dropper - não encontrei nenhuma utilidade para essa opção.


display:
screenshot mode - tira todos os itens personagens e npcs do mapa tambem tira as letras que ficam.
npcs - não encontrei utilidade.
players - não encontrei utilidade.
atribute npcs - não encontrei utilidade.
map grid - são linhas que aparecem na tela e te ajudam a localizar os "quadrados" no mapa.
day/night - muda de noite para dia e vice-versa.


title sheet:
title set 0 - coloca title set 0 como os "quadrados do mapa".
title set 1 - coloca title set 1 como os "quadrados do mapa".
title set 2 - coloca title set 2 como os "quadrados do mapa".
title set 3 - coloca title set 3 como os "quadrados do mapa".
title set 4 - coloca title set 4 como os "quadrados do mapa".
title set 5 - coloca title set 5 como os "quadrados do mapa".
title set 6 - coloca title set 6 como os "quadrados do mapa".


select type:
layer - define a janela atributes como layers(camadas).
attributes - define a janela atributes como atributes(explicação nos próximos tutos).
light - muda o map editor para o modo light(luz).

atributos do mapa:

blocked - bloqueia o quadrado.
warp - teleporta (para onde você escolher)quem pisa nesse quadrado.
item - aparece um item(que você escolhe).
npc avoid - bloqueia apenas npcs.
key - é como uma porta que só abre caso você tenha a chave.
key open - abre um quadrado com key.
heal - cura totalmente a HP do personagem.
kill - mata o personagem que pasar por cima.
play sound - executa o som que você escolher.
scripted - exibe o script que você escolher.
class change - muda a classe do personagem.
notice - mostra uma noticia que você escrever.
sing - não encontrei utilidade(ele bloqueia o quadrado).
sprite change - troca a aparencia do personagem.
shop - abre o shop que você criar.
class block - bloqueia a passagem de algumas classes.
arena - cria uma arena.
bank - abre o banco.


Próximo tuto itens.

3 comentários:

Unknown disse...

oi.. gostei do tuto.. eu baixei o eclipse 4.5 mais n igual a ese ( a interfase) mais gostei do tuto e vc deve saber mais coisas sobre o eclipse .. se souber me add no msn:

jeanzinhu_zimba@hotmail.com

abrç!

MMO-House disse...

ou quando eu ponho /mapeditor aparece comand invald pq isso??

Projeto-Thesims-lendas disse...

Oi eu queria saber como faz as paredes ficarem em pé sabe?POr favor!!